HOT TOPICS

Turnê “Um Coco Arrochado” começa neste sábado em Custódia

O Samba de Coco Cachoeira da Onça, patrimônio cultural de Custódia (PE), dá início à sua turnê “Um Coco Arrochado” neste sábado, 29 de novembro. O show de estreia será gratuito, no Terreiro de Tina, na comunidade Cachoeira da Onça, próximo à capela de Nossa Senhora das Graças, a partir das 22h. O evento conta com o incentivo da PNAB PE.

Raízes e Resistência do Coco

“Aqui é onde tudo começou, e meu terreiro é onde a festa resiste ano a ano”, afirma Márcio José, um dos líderes do grupo. A expressão “Coco Arrochado”, que batiza a turnê, é uma criação da Mestra Joana, mãe de Márcio, e descreve um coco que “deixa todo mundo virado, ninguém sente as pernas de tanto sambar”. O grupo é formado por membros da família, totalizando 20 integrantes, e a turnê tem a proposta da sobrinha da Mestra, Josefa Maria da Silva, com produção de Leonardo Lemos.

Agenda da Turnê

Após a apresentação em Custódia, o Samba de Coco Cachoeira da Onça se apresentará em outras cidades pernambucanas: no dia 10 de dezembro em Arcoverde, no Encontro de Sambas de Coco; em 14 de dezembro na Casa Rosa, em Caruaru; e no dia 25 de dezembro na Casa da Rabeca, em Olinda. Todos os shows são gratuitos e com acessibilidade, viabilizados pelo incentivo da PNAB PE, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Reconhecimento Nacional e Internacional

O repertório da turnê inclui canções tradicionais passadas de geração em geração, além de composições inéditas. O grupo já demonstrou seu talento em Belém (PA), durante a COP30 em novembro de 2025, onde foi escolhido pelo movimento quilombola de Pernambuco para representar a cultura popular do estado. Na Cúpula dos Povos, o Samba de Coco se apresentou para mais de duas mil pessoas.

Para acompanhar as novidades do grupo, acesse: linktr.ee/SambaDeCocoCachoeiraDaOnca.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version