HOT TOPICS

Chegada de doses marca início da vacinação contra vírus sincicial respiratório em gestantes

Pernambuco deu um passo importante na proteção da saúde infantil ao receber, nesta quinta-feira (4), a primeira remessa do imunobiológico VSR A e B (recombinante). Com a chegada de 30,7 mil doses de aplicação única, o estado dará início à vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes. O imunizante, distribuído pelo governo federal, tem como objetivo proteger os bebês nos primeiros meses de vida contra a bronquiolite, uma das principais causas de adoecimento pediátrico.

Vacina protege bebês e é indicada para gestantes a partir da 28ª semana

A vacina contra o VSR é administrada em dose única e recomendada para todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, independentemente da idade materna. A estratégia visa induzir altos níveis de anticorpos na mãe, que são transferidos ao feto, garantindo proteção essencial nos primeiros seis meses de vida do bebê, período em que as crianças são mais vulneráveis às formas graves da doença. A meta estadual é vacinar pelo menos 80% das gestantes.

Distribuição para Gerências Regionais e organização municipal

As 30,7 mil doses recebidas serão encaminhadas para as doze Gerências Regionais de Saúde (Geres) a partir da próxima segunda-feira (8). De lá, as doses ficarão à disposição dos municípios para que a vacinação possa começar imediatamente em seus territórios. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) orienta os municípios a realizarem um microplanejamento das ações, incluindo a identificação de gestantes não vacinadas e o mapeamento de áreas, para garantir o acesso oportuno à vacina.

Avanço na proteção infantil e redução de casos graves

A secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou a importância da vacinação como ato de amor e proteção. “Quem ama protege, e quem protege vacina. Por isso, você, gestante, deve procurar o posto de saúde do seu município para receber a vacina contra o vírus sincicial respiratório e garantir a proteção do seu bebê”, afirmou. A superintendente de Imunizações do estado, Magda Costa, complementou que a introdução desta vacina representa um avanço significativo na proteção dos recém-nascidos, com potencial para reduzir hospitalizações, formas graves e óbitos causados pelo VSR.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version