HOT TOPICS

Início do Teste Público de Segurança

A partir desta segunda-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dá início à 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, popularmente conhecido como Teste da Urna 2025. O evento, que se estenderá até sexta-feira (5), contará com a participação de investigadores que aplicarão 38 planos de avaliação previamente aprovados pela Comissão Reguladora.

Foco nos Sistemas para 2026

O Teste da Urna 2025 concentrará seus esforços na avaliação dos sistemas que serão empregados nas Eleições Gerais de 2026. Isso inclui os softwares de votação, apuração e transmissão de resultados, além do Gerenciador de Dados e do Kit JE-Connect. Observadores da imprensa e do meio acadêmico estarão presentes para acompanhar de perto todas as atividades.

Objetivo: Segurança e Transparência

O principal objetivo deste teste é assegurar que o processo eleitoral brasileiro permaneça seguro, transparente e confiável. A avaliação abrangerá todas as etapas, desde a captação dos votos até a consolidação final da apuração, buscando identificar e corrigir eventuais vulnerabilidades.

Estrutura e Cronograma do Teste

As atividades serão realizadas no 3º andar do TSE, com a disponibilização de computadores, urnas, impressoras e outros equipamentos necessários. Todo o processo será monitorado por câmeras para garantir a integridade do teste. Na segunda-feira, os trabalhos ocorrerão das 13h às 18h. Nos dias seguintes, o horário será das 9h às 18h, com encerramento previsto para as 17h de sexta-feira, no Auditório II do TSE.

Próximas Etapas de Verificação

Um relatório parcial da Comissão Avaliadora será divulgado em 18 de dezembro. Posteriormente, em maio de 2026, será realizado o Teste de Confirmação. Nesta fase, os participantes reproduzirão os testes em versões ajustadas dos sistemas para validar as melhorias propostas. Os relatórios finais, atestando os avanços na segurança do sistema de votação, serão publicados no mesmo mês.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version