HOT TOPICS

Projeto Orla Parque visa modernizar e explorar trecho entre Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem.

A orla do Recife, com seus 11 km de extensão abrangendo os bairros de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem, está no centro de um ambicioso projeto de concessão à iniciativa privada, denominado Orla Parque. A proposta, que visa a revitalização e exploração comercial do espaço, inclui uma série de ativos como seis históricos pontos de salva-vidas em estilo art-déco, 60 quiosques, 21 banheiros públicos e diversos equipamentos esportivos.

Detalhes da Concessão e Infraestrutura

O projeto de concessão, com um prazo de contrato de 25 anos, foi submetido a uma consulta pública entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, além de uma audiência pública realizada em janeiro deste ano. Além dos quiosques e banheiros, a concessão abrange sete quadras poliesportivas, três campos de futebol, quadras de areia, um street park e dois halfpipes, além de dois parques infantis. Embora a faixa de areia e a restinga não estejam incluídas, o projeto contempla três áreas especiais para eventos e exploração econômica.

Áreas Especiais e Potencial de Eventos

As áreas especiais incluem a maior delas, a Área de Eventos do Pina (14.337,09m²), projetada para sediar grandes eventos como shows e festivais. A Área Especial de Setúbal (1.601,45m²) poderá receber festividades e serviços complementares aos quiosques. Já a Área Especial de Quadras de Areia (12.597,32m²) em Brasília Teimosa também poderá ser palco de eventos e receber novos investimentos.

Obras e Próximos Passos

As obras de revitalização na orla, iniciadas em 2023 com investimento de R$ 125,6 milhões, preveem a ampliação de passeios, requalificação da ciclovia, substituição do piso por placa cimentícia maciça, e a instalação de 510 postes de iluminação em LED, um aumento significativo em relação aos 130 atuais. Melhorias em acessibilidade e mobiliário urbano também estão no escopo. Após a consulta pública, o projeto foi encaminhado ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que já enviou recomendações e aguarda a versão revisada para prosseguir com a análise, antes da etapa de licitação.

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version