Santa Cruz aprova SAF: Torcida dá aval histórico para novo modelo de gestão
Em Assembleia Geral Extraordinária, 98,4% dos sócios votaram a favor da transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol, com proposta da Cobra Coral Participações.
Um dia histórico para o Santa Cruz. Neste domingo (30), os associados do clube aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A votação, realizada no Estádio do Arruda, contou com a aprovação esmagadora de 98,4% dos sócios presentes, que deram aval à oferta apresentada pela empresa Cobra Coral Participações.
Aprovação expressiva e próximos passos
Dos 1.182 votantes, um total de 1.163 se manifestaram a favor da constituição da SAF. Apenas 11 sócios votaram contra, e houve 7 abstenções e 1 voto nulo. Com a decisão tomada na AGE, o próximo passo crucial é a ratificação do Conselho Deliberativo. Após essa etapa, o clube formalizará o envio da documentação necessária para o processo de Recuperação Judicial. A expectativa é que o novo modelo de gestão do Santa Cruz esteja completamente formalizado até março de 2026.
Detalhes da proposta da Cobra Coral
A proposta da Cobra Coral Participações visa gerar valor na ordem de R$ 1 bilhão em um prazo de até 15 anos. O acordo prevê a aquisição de 90% das ações da futura SAF, enquanto o clube manterá, inicialmente, 10% dos ativos sob posse da associação. O plano de investimento inclui um aporte financeiro imediato de R$ 25 milhões nos primeiros 12 meses após o fechamento do acordo. Além disso, a empresa será responsável pela gestão esportiva, pela resolução das dívidas do clube e pela condução do processo de Recuperação Judicial.
Arruda sob nova administração
A administração do Estádio do Arruda também será assumida pela SAF. Inicialmente, haverá uma cessão de uso comercial do estádio por um período de 35 anos, com possibilidade de renovação automática pelo mesmo prazo. Essa cessão ocorrerá até que a transferência definitiva do equipamento seja concretizada, o que dependerá da aprovação de uma lei municipal específica.
Presidente comemora resultado histórico
Bruno Rodrigues, presidente do Santa Cruz, celebrou a aprovação da SAF na Assembleia. “Desde o primeiro momento, definimos internamente que a gente iria democratizar o processo e abrir para o sócio e para os conselheiros, para que cada um opinasse e votasse. E assim foi feito. Abrimos o processo até chegar na reta final. Lembrando que no Conselho Deliberativo tivemos a aprovação de 96%. E hoje na Assembleia Geral Extraordinária dos Sócios, órgão máximo do clube, a SAF está aprovada com mais de 98% dos votantes. Um número histórico, que mostra que o nosso torcedor queria. Construímos uma proposta quando nosso clube estava sem série e muitos diziam que não iríamos conseguir uma proposta satisfatória. E conseguimos a maior SAF do país para um clube que estava sem série na época”, destacou Rodrigues.
