Reforma e Ampliação do Terminal de Camaragibe
A governadora Raquel Lyra (PSD) assinou, nesta sexta-feira (5), a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Terminal Integrado (TI) de Camaragibe. Com um investimento de R$ 36 milhões, a obra tem como objetivo elevar a capacidade de atendimento do equipamento de 60 mil para 80 mil passageiros diariamente. A intervenção prevê a construção de novas plataformas, áreas de convivência, banheiros climatizados e uma praça de alimentação, buscando desafogar um dos terminais mais movimentados da zona oeste da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Alerta do MPPE sobre Transporte Público
O anúncio da ampliação do TI Camaragibe surge em um momento de crescente preocupação com o transporte público na RMR. Um relatório recente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apontou que cerca de um terço da frota de ônibus em circulação já ultrapassou a vida útil permitida por lei, que é de 8 anos para veículos convencionais. O promotor Leonardo Brito Caribé alertou que, sem renovação, o percentual de frota vencida pode atingir 70% até o final de 2026.
Recomendações do MPPE
Diante desse cenário, o MPPE emitiu recomendações ao Grande Recife Consórcio de Transporte e à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). As recomendações exigem a apresentação de cronogramas para a renovação da frota e estudos que viabilizem a inclusão dos custos dessa renovação na tarifa do transporte público.
Outras Obras Autorizadas
Além da intervenção no TI Camaragibe, a governadora também autorizou o início das obras de requalificação da PE-27, conhecida como Estrada de Aldeia. O trecho de 28,72 km, que conecta Camaragibe a Paudalho, receberá melhorias com o intuito de facilitar a integração entre os municípios. A agenda da governadora incluiu ainda a entrega da primeira etapa do habitacional Jardim Monjope e a inauguração da Estrada do Porto Vasco em Igarassu, além da abertura da edição de verão do Festival Pernambuco Meu País.
