Incêndio Controlado, Mas Combate Continua
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro confirmou que o incêndio de grandes proporções que atingiu o Centro Estadual de Abastecimento do Rio (Ceasa), na zona norte da capital fluminense, está controlado. Embora não haja mais risco de propagação, equipes ainda trabalham no combate às chamas e no rescaldo.
Origem e Propagação Rápida
O fogo teve início na madrugada desta quarta-feira (3), nas dependências do Ceasa em Irajá. Informações preliminares dos bombeiros indicam que as chamas começaram em uma loja de alimentos e rapidamente se espalharam para estabelecimentos vizinhos que comercializavam plásticos, papéis, bebidas e outros materiais de alta inflamabilidade. Essa característica dos produtos armazenados contribuiu para a rápida propagação do incêndio.
Prejuízos e Áreas Afetadas
O Ceasa/RJ informou que 28 boxes foram atingidos pelas chamas, resultando em prejuízos ainda incalculáveis, mas de grande magnitude. No momento, os pavilhões 43 e 44 estão totalmente interditados, e parte do Pavilhão 42 também foi isolada. As demais áreas do Ceasa permanecem operando normalmente.
Apoio aos Lojistas e Garantia de Abastecimento
Após a conclusão da perícia, que buscará apurar as causas exatas do incêndio, o Ceasa/RJ iniciará conversas com o governo do estado para definir o melhor formato de apoio aos lojistas afetados. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve no local e destacou que a grande quantidade de material estocado contribuiu para a propagação. Ele assegurou que não haverá risco de desabastecimento, especialmente em um período de maior demanda devido às festas de fim de ano. Lojistas como Mairo Geovanini, cujo negócio de batatas para fritura foi totalmente destruído, expressaram preocupação e buscaram ajuda do poder público para a recuperação.
