Início da Operação 24 Horas
A partir deste sábado (6), quatro linhas do Metrô de São Paulo, incluindo a 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, iniciarão um período de operação 24 horas aos sábados. Essa iniciativa, que permite embarque e desembarque em todas as estações durante a madrugada, ocorrerá em regime experimental todos os fins de semana até fevereiro de 2026.
Objetivo e Impacto
O objetivo principal é avaliar a viabilidade de manter o serviço contínuo, atendendo a uma antiga demanda de passageiros e turistas que buscam alternativas de locomoção para aproveitar a vida noturna da cidade. A medida visa proporcionar mais mobilidade e segurança para quem circula pela capital paulista.
Operação nas Linhas
Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação ocorrerá normalmente durante a madrugada. Na Linha 2-Verde, haverá operação em via única nos trechos entre Vila Madalena e Clínicas, e entre Sacomã e Vila Prudente. É importante notar que a baldeação para outras linhas de metrô e trem não será possível durante esse período.
Linha 15-Prata e Formas de Pagamento
No primeiro fim de semana, a Linha 15-Prata terá seu atendimento de madrugada realizado por ônibus gratuito do sistema Paese, devido a testes com a nova frota. Após os testes, a oferta será reavaliada. As bilheterias estarão fechadas, mas o acesso poderá ser feito com Bilhete Único, TOP, Carteira Google ou WhatsApp. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, o pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito já é possível, e essa opção será estendida para as linhas 2-Verde e 15-Prata ao longo de dezembro.
